terça-feira, 20 de abril de 2010

O Islamismo

Religião monoteísta que defende a pratica da total submissão ao verdadeiro Deus, Alá. O Islamismo foi fundado por Maomé que aos 40 anos teve uma visão do anjo Gabriel.
O anjo lhe revelou a existência de um só Deus: "Alá". Maomé passou a pregar a nova religião monoteísta baseada no cristianismo, judaísmo e nas próprias religiões árabes.
O Islamismo vem da palavra Islão, que significa total submissão do homem á vontade de Alá, Deus de todo o Universo. O livro sagrado dos mulçumanos é o "Corão", que contém versos recitados e anotações escritas pelos seguidores de "Maomé".
Além de Maomé, Abraão, Moisés e Jesus Cristo também são considerados profetas do Islã. Generosidade com os pobres, piedade, pureza e boas ações são importantes praticas para que a alma se salve. Ála só receberá os dignos e virtuosos, diz o Corão.

Os povos da Península Árabica aceitaram a doutrina de Mohamed "Maomé", e uniram-se em torno de um único governo. Para expandir a fé islâmica e também os domínios árabes, os sucessores de Maomé frequentemente se utilizavam da chamada Jihad, "Guerra Santa". Aqueles que morrerem lutando pela causa de alá irão para o paraíso repleto de prazeres materiais.
Os islamitas costumam orar 5 vezes por dia com a frente voltada em direção a Meca. É proibido a ingestão de bebidas alcoólicas e carne de porco.
O ano de 630 d.C, é considerado a data de fundação do Islamismo. Foi neste ano que Mohamed e seus seguidores, invadiram Meca e destruíram os ídolos da Caaba. Somente um objecto não foi destruído: a pedra negra, um meteorito que, continuou a ser venerado pelos mulçumanos.
A fé islâmica expandiu-se sobre o antigo Império Persa, grande parte do Mediterrâneo, norte da África até chegar a Península Ibérica.

Do ponto de vista ocidental, alguns seguidores do islamismo são considerados fanáticos. Desde os ataques de 11 de Setembro, as Nações Ocidentais deram maior atenção ao grupos extremistas islâmicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário