terça-feira, 20 de abril de 2010

Arqueólogos Britânicos fazem Novas Escavações na Cidade Velha

15 Fev, 13:39h

Ribeira Grande de Santiago

Cidade Velha, 15 Fevereiro – Estão a decorrer na Cidade Velha novas escavações arqueológicas realizadas por investigadores da Universidade de Cambridge. De passagem por Cabo Verde, em consequência de um protocolo de cooperação com a Universidade Piaget, da Praia, aqueles arqueólogos observaram os achados postos a descoberto durante os trabalhos para a construção da rede de distribuição de água e de saneamento da cidade Património da Humanidade.


A trincheira agora escavada na Cidade Velha situa-se na zona Baixa da urbe, no Calhau, fronteira à sede da Câmara Municipal, não devendo dela ressaltar incómodos especiais para a população e para o comércio e não sendo, para já, necessário interromper o tráfego.

De acordo com a CMRGS, os trabalhos em curso, que têm o acompanhamento do Instituto de Investigação e Património Cultural, suscitam justificada expectativa, esperando-se que deles surjam novas descobertas sobre o passado da Cidade Velha, contribuindo para a valorização do seu Património Material.

O relatório resultante da análise desses achados, confirmando a enorme importância histórica do Berço da Nação, apontou para a necessidade de novas escavações, para o que foi elaborado um programa de trabalhos que teve o acordo da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

A CMRGS agradece entusiasmo posto nestas investigações pelas Universidades Piaget e de Cambridge, dá total apoio ao interesse manifestado pelos arqueólogos britânicos na pesquisa de novos vestígios da antiga cidade que foi importantíssima encruzilhada de mundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário