terça-feira, 20 de abril de 2010

CIDADÃOS RESIDENTES EM CABO VERDE E NA DIÁSPORA ORGANIZAM-SE EM DEFESA DO PATRIMÓNIO CULTURAL

20 Abr, 17:01h


ADEMOS - Associação de Defesa de Monumentos e Sítios

Cidade da Praia, 20 de Abril – Um grupo de cidadãos residentes em Cabo Verde e na Diáspora decidiu criar uma associação que defenda o património cultural. Chama-se ADEMOS - Associação de Defesa de Monumentos e Sítios e é constituída por profissionais de diversos sectores, entre arquitectos, artistas, engenheiros, técnicos e homens de ciências e da cultura, “com o objectivo de contrariar o abandono e a consequente degradação do património cultural e propor a sua valorização”, refere a nova associação em comunicado.

“Este movimento surge no seguimento das actividades, visando à preservação da antiga casa do Dr. Adriano Duarte Silva (ora denominada Casa Adriana), desenvolvidas por dois movimentos: o grupo do Mindelo e o grupo da Diáspora, signatários da Petição Salvaguarda da antiga residência da família Duarte Silva no Mindelo”, pode ler-se no documento.

“O nascimento desta associação resulta da verificação de grandes afinidades culturais entre os grupos, a identidade de ideias e objectivos e de pontos de vista comuns sobre a problemática do património. Chegou-se à conclusão que a melhor estratégia a seguir, para sairmos vitoriosos desta campanha de luta contra a demolição da casa, devia consistir na concertação e concentração dos nossos esforços”, refere a nota.

Fruto do que considera ser “a delapidação crescente do património de Cabo Verde, resultante, entre outras causas, da manifesta negligência, por parte do estado e das autarquias locais, mas também da indiferença da população”, a comissão instaladora da ADEMOS, garante que a associação pretende preservar o património material e imaterial do Mindelo e de todo Cabo Verde.

“Acreditamos que com este movimento poderemos apresentar uma frente coerente contra a demolição selvática e até apresentar propostas alternativas para as nossas cidades, monumentos e sítios”, avança a comissão em comunicado.
A recém-criada associação já tem um blog cultura-adriana.blogspot.com, um espaço privilegiado de troca de ideias que quer “contribuir para o reforço da democracia cabo-verdiana”.
NC


Sem comentários:

Enviar um comentário